sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A relaçao de tecnologias e educação.

A RELAÇÃO TECNOLOGIA-EDUCAÇÃO.


A informática há muito tem estabelecido seu espaço no meio educacional, posto que as ferramentas do processo de aprendizagem se tornam cada dia mais diversas e interativas.
Na medida em que as tecnologias avançam, as informações vão se
disseminando com maior velocidade e precisão, e o conhecimento vai também
conquistando seu espaço em meio às novas tecnologias.
Entendemos que a técnica como ciência aplicada à educação, tem trazido importantes contribuições e avanços para a diminuição das desigualdades no que diz respeito tanto ao acesso à informação quanto à democratização do ensino, o que faz dessa postura uma relação necessária para o desenvolvimento do ensino, e mesmo sendo necessária ao progresso da educação, a tecnologia não deve está isenta do olhar crítico e da análise daqueles que a usam para melhorar os resultados do seu dia-a-dia.
A relação da tecnologia com a educação é imprescindível pois ambas promovem a aprendizagem dos aluno.
Os recursos usados como power point, tabelas , bate-papo, blogs , portifólios são todos ótimos recursos para que possamos desenvolver as habilidades que gerarão as competências necessárias nas diversas áreas de estudo.
Acredita-se também que a combinação de recursos para produzir resultados positivos na educação, só se dará, dentre outros fatores, na medida em que a escola ao abrir suas portas para a tecnologia educacional moderna, se veja como sujeito dessa tecnologia e não sujeito a ela, pois a educação entendida até aqui como o processo de ensinar e aprender pode perfeitamente perceber a tecnologia como um instrumento cuja aplicação serve para articular com mais eficiência esse processo. O grande desafio que se apresenta hoje, a nós professores e educadores, é determinar ao certo o que queremos e o que faremos com os recursos tecnológicos e com as ferramentas que nos são colocadas como desafio ao ingresso no mundo da interatividade. Diante disso acreditamos que temos um papel a desempenhar nesse processo que é o de testar as ferramentas já existentes e outras novas que surgirem a fim de decidirmos juntos, professores e alunos, em que medida tais recursos são fundamentais para facilitar e catalisar a produção e difusão do conhecimento.

Maria de Fátima Michel Valim

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